22 de abril de 2010

Escolher e selecionar uma ferramenta de BI

É bastante comum em muitas organizações que não existe processo de seleção de software em geral. Às vezes há um padrão corporativo que você precisa para cumprir, ou você pode ter um banco de dados ou ferramenta de relatórios em vigor a partir de um fornecedor específico, e você decide comprar uma ferramenta de BI do mesmo fornecedor, porque você espera que estes irão integrar-se melhor com uns aos outros.

Muitas vezes as organizações acham difícil e trabalhosa para executar um processo de seleção de software a fim de recolher todos os dados necessários. Segue algumas dicas.


1. Criar uma estratégia de business intelligence

Escolher e selecionar uma ferramenta de BI é um processo que começa com a definição de uma estratégia de inteligência de negócios, em conformidade com a estratégia global de negócios e requisitos. Sem uma boa estratégia de BI, a compra de uma ferramenta de BI, será o mesmo que comprar um carro muito bonito e caro , que funciona em um tipo de combustível que não está disponível no país onde pretende dirigi-lo!


2. Definir critérios em termos de negócio

Uma vez que a estratégia é clara, você pode definir o negócio critérios de seleção crítica, como "Nosso negócio pessoas querem manter a par da história". Nesse caso, você precisa de uma ferramenta de BI que tem suporte padrão para alterar as dimensões lentamente fora da caixa.

Outro exemplo: uma das estratégias do negócio é a troca de informações críticas com clientes e fornecedores. Você precisa de uma ferramenta de BI que funciona bem com um grande número de usuários, uma infra-estrutura robusta, com balanceamento de carga e clustering. Ao fazer isso, fazemos uma ligação clara entre os critérios e as estratégias das empresas, um factor essencial para o sucesso.


3. Criar uma lista curta

Depois de ter todos os critérios em vigor, poderá, ser capaz de decidir quais as ferramentas respondem à sua seleção. Você pode criar facilmente uma lista curta de duas ou três soluções.


4. Convide fornecedores para uma demonstração ao vivo

Nesta fase do processo de seleção BI, você vai convidar os fornecedores no short-list para uma demonstração ao vivo de sua solução. É recomendável que você preparar esta reunião em detalhes com o vendedor, para evitar manifestações de PowerPoint. Se possível, fornecer os vendedores com alguns dados da empresa, assim você pode facilmente ver a relevância do que é demonstrado e julgar o quão bem ele funciona.


5. Realizar uma prova de conceito (PoC)

Fazer uma prova de conceito (PoC) é essencial para a escolha de uma ferramenta de BI que atende às suas organizações. Assim, você pode testar a solução em seu próprio ambiente de TI, e ter uma idéia da funcionalidade de conectividade, usabilidade e desempenho de cada ferramenta de BI.

Definir de antemão o que tem de ser feito, que os resultados devem ser e quais dados devem ser usados. Certifique-se que os dados em seus sistemas de origem são acessíveis. Em geral, uma prova de conceito, pode ser feito em três a cinco dias. Para manter as opções de negociação aberto, é recomendável que um PoC é executado com pelo menos dois fornecedores.


6. Negociar com os fornecedores

A última etapa antes da final da seleção, está a negociar com os vendedores sobre o contrato, incluindo os preços, manutenção, suporte, treinamento e condições de uso. Muitos fornecedores de software exige que você compre um tempo de execução, bem como uma licença de desenvolvimento. Coloque todos os preços e condições diferentes em uma planilha, e calcular os custos em pelo menos três anos para ver que o vendedor tem as melhores condições durante um período mais longo.


7. Fechar o negócio

Finalmente, pretende fechar o negócio com o vendedor que tem o melhor suporte para sua estratégia de inteligência de negócios, e os custos mais baixos.


Essas informações peguei de um site que fornece solução para escolha de ferramenta BI. particularmente eu não compraria, mas me pareceu muito boa a ferramenta.

http://www.businessintelligencetoolbox.com/

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