18 de maio de 2010

Mercado de BI deve crescer 14% no Brasil em 2010, prevê IDC

Os principais investimentos em business intelligence serão realizados pelas empresas de finanças, manufatura, varejo, distribuição, governo e saúde.

Por REDAÇÃO COMPUTERWORLD BRASIL

A necessidade de obter dados analíticos para a tomada de decisões coloca o BI (Business Intelligence) entre as tecnologias mais demandadas hoje pelas organizações. E, de acordo com um recente relatório da consultoria IDC, em 2010 há uma expectativa que as receitas desse setor acompanhem um incremento de 14% no Brasil, se comparado ao último ano, quando o segmento faturou 251 milhões de dólares.
Ainda de acordo com o estudo, na América Latina, foram investidos cerca de 504 milhões de dólares em BI – com o mercado brasileiro representando quase 50% do setor. E, para este ano, existe uma expectativa de um aumento de 12% nas receitas.
Quanto ao perfil de empresas que mais investem nesse tipo de aplicação, a IDC prevê que para 2010 os principais projetos virão das áreas de finanças, manufatura, varejo, distribuição, governo e saúde.
No caso específico do mercado brasileiro, a consultoria destaca que parte da expansão do setor de business intelligence está atrelada à demanda das pequenas e médias empresas, as quais, até então, não utilizavam esse tipo de ferramenta. Por outro lado, a IDC destaca que a disseminação de soluções mais simples, sistemas flexíveis para processar as informações e um melhor controle dos dados foram fundamentais para o crescimento do setor.
Por fim, o estudo da IDC mostra que a implementação dos projetos de BI tem trazido resultados mensuráveis para as empresas, entre eles: redução de custos, melhoria nos processos, aumento da retenção de clientes, geração de relatórios em menos tempo e melhoria na gestão de riscos.


Cópia descarada da ComputerWorld Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário